Você sabia que é a certificação digital que garante a segurança do PIX?

foto de capa do texto que fala sobre bird id
Descubra o que é o Bird ID e quais são suas vantagens para os usuários
10/11/2020
Foto de capa certificado digital para profissionais liberais
Conheça 5 vantagens do certificado digital para profissionais liberais
04/01/2021

Com certeza você já deve ter utilizado o PIX ou ter pelo menos ouvido falar dele em alguma propaganda de TV ou pop-up dos aplicativos dos bancos. O PIX é a nova forma de realizar transações bancárias, como o TED e o DOC, mas com muito mais agilidade, sem custo e cuidado na segurança do PIX.

Sempre que falamos em mexer com as nossas informações bancárias, a primeira preocupação é sempre sobre a segurança. No caso do PIX, ela conta com tecnologia da mais alta qualidade para proteger seus dados e ainda passou por um processo de testagem para garantir sua eficácia. Se você quer entender melhor como funciona e qual é a segurança do PIX, continue no texto.

O que é e como funciona o PIX?

Segurança do PIX - Entenda o que é e como funciona
PIX é a nova forma de transferir dinheiro e fazer pagamentos.

O PIX é um modelo de pagamento instantâneo que veio para solucionar os problemas de outras formas de transferir dinheiro, como o TED e DOC. 

Com ele você não tem limite diário, horário para realizar a ação e nem prazo de compensação e tudo sem precisar nenhuma taxa de serviço. Você pode transferir o quanto quiser, de onde quiser, de graça e quando quiser, inclusive de finais de semana. 

Outra facilidade do PIX é que você não precisa passar todos os dados bancários para receber, basta informar sua chave cadastrada, que pode ser  CPF, e-mail, número de telefone ou um código, e o dinheiro cai na hora na sua conta. 

Todos os bancos já começaram a realizar o cadastro do PIX de seus clientes através dos apps, basta acessar o seu banco e escolher a sua chave PIX.

Como é feita a segurança do PIX?

Para garantir a segurança do PIX e das transações bancárias realizadas com ele foi utilizada a tecnologia de criptografia, muito utilizada já para a maioria das ações que realizamos através dos nossos aplicativos bancários.

Segundo o documento desenvolvido pelo Banco Central para esclarecer todas as dúvidas das empresas e consumidores, tanto para autenticação e criptografia da conexão com as APIs do PIX como para assinatura digital das mensagens, devem ser utilizados certificados digitais ICP-Brasil.

ICP-Brasil (Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira) é um conjunto de boas práticas para que o sistema de certificado digital seja sustentado e validado, podendo assim ser utilizado para transações, como o PIX.

Em resumo, a segurança do PIX fica por conta da tecnologia utilizada nos certificados digitais para validar e autenticar suas ações, mantendo suas informações seguras enquanto você desburocratiza sua vida.

Leve a segurança do PIX para seus negócios

O Banco Central não só utiliza a certificação digital, como também recomenda para que as empresas e empreendedores também a utilizem em suas transações, sejam elas jurídicas ou bancárias, para garantir a maior porcentagem de segurança.

Se você ainda não sabe o que é o Certificado Digital e para quem serve, confira no nosso blog.

Ficou interessado em garantir a segurança do Pix para o seu negócio? Entre em contato com um atendente da Segura. Somos uma empresa com experiência em certificado digital e estamos disponíveis para atendê-lo e tirar todas as suas dúvidas sobre esse tipo de serviço. 

Ligue agora mesmo para o número (17) 3363-7483 ou (17) 4141-2325 e fale com um de nossos atendentes, mas se preferir, solicite um orçamento ou informações através das nossas redes sociais.