Saiba como contratar certificado digital em 5 passos

CNH digital: veja como obter a sua
06/01/2020
foto de capa do texto sobre clrv digital
CRLV Digital: Como obter o documento do carro digital
25/08/2020

Assim como a forma de nos comunicarmos um com outro evoluiu e se adaptou muito nos últimos anos, a forma de lidar com toda a burocracia em nossas atividades também se adaptou.

Antigamente, era imprescindível ir até um cartório para reconhecer os documentos como oficiais e validá-los para atividades legais, mas hoje em dia, graças ao avanço da tecnologia, podemos economizar tempo, dinheiro e disposição para realizar tarefas como reconhecer um documento sem precisar sair de casa ou da empresa, agilizando toda a burocracia.

Isso é possível graças a Certificação Digital, uma assinatura eletrônica que utiliza chaves criptográficas para confirmar a identidade de uma pessoa física (e-CPF) ou empresa (e-CNPJ), através de um arquivo ou um dispositivo, como um cartão inteligente ou token.

O Certificado Digital garante a validade jurídica e dá mais segurança aos processos burocráticos que utilizam sistemas de informação, e por isso, se tornaram cada vez mais essencial nas empresas, qualquer que seja o seu tamanho.

Para entender melhor do que se trata a Certificação Digital e como ela atua, confira outro texto do blog.

Se você está perdendo muito tempo e dinheiro com a parte burocrática de seus negócios ou transações jurídicas, saiba como contratar um Certificado Digital e colocar seus planos no futuro. Confira:

Como contratar um Certificado Digital?

1º Passo da contração

O primeiro passo para contratar um certificado digital é escolher uma Autoridade Certificadora (AC) habilitada pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil), como a Segura, pois é ela quem emite e comercializa os certificados digitais no país.

2ª Passo da contratação

Em seguida, é preciso escolher o tipo de certificado que você deseja contratar da AC, como e-CPF, e-CNPJ ou NF-e. Além disso, é necessário escolher o tipo de armazenamento (A1 ou A3) e a validade do Certificado Digital.

Por isso, é essencial que você opte pelo serviço que atende melhor às sua necessidade com a certificação.

3º Passo da contração

Depois de escolher a sua AC, você precisa comparecer pessoalmente a uma Autoridade de Registro (AR) para validar os dados que preencheu no seu pedido.

Toda a documentação será cuidadosamente verificada, pois as ACs são fiscalizadas rigorosamente para conceder a assinatura digital apenas a usuários devidamente identificados.

4º Passo da contração

Logo após validar os seus dados com a Autoridade de Registro, você receberá instruções voltadas para cada tipo de certificação, como:

Logo após validar os seus dados com a Autoridade de Registro, você receberá instruções voltadas para cada tipo de certificação, como:

  • Em um certificado digital A3, o cliente receberá o dispositivo (cartão inteligente ou token) na própria AR. 
  • No caso do A1, o usuário recebe as orientações da AC ou AR sobre os procedimentos para fazer o download do arquivo.

5º Passo da contratação

Fique de olho no prazo de vencimento da sua Certificação Digital, afinal, O certificado digital possui uma validade, que você mesmo escolheu, e quando este prazo expirar, você precisará renovar a sua assinatura digital junto à Autoridade Certificadora escolhida.

Como escolher o certificado digital ideal?

O certificado que deve ser comprado é aquele que supre às suas necessidades, afinal existe um tipo de certificado indicado para cada tipo de serviço.

Por exemplo, o e-CNPJ é a versão eletrônica do CNPJ da sua empresa e serve para emissão de nota fiscal eletrônica, transmissão de escrituração fiscal digital e obrigações acessórias, além de garantir a autenticidade e a integridade das transações de pessoas jurídicas no meio eletrônico.

Por isso, é essencial saber no que o seu certificado irá ser utilizado, para que possa escolher a melhor opção.

Onde contratar meu certificado digital?

Se você se interessou pelo serviço de certificação digital e deseja contratar ou saber mais sobre suas utilidades, entre em contato com nosso atendimento da Segura.

Somos uma empresa com experiência em certificação digital e prontos para atendê-lo e tirar todas as suas dúvidas sobre o serviço.

Ligue para (17) 3363-7483 ou (17) 4141-2325 para conversar com nosso atendimento, ou se preferir, solicite um contato através de nossas redes sociais.