Quais são os tipos de Certificado Digital?

Foto de capa do texto que fala se o Certificado Digital vale a pena ou não
Certificado Digital vale a pena? Conheça os principais benefícios
25/08/2020
Foto de capa do texto que fala sobre certificado digital e para quem ele é indicado
O que é o Certificado Digital e para quem serve?
25/08/2020
Foto de capa do texto que fala sobre os tipos de Certificado Digital

Engana-se quem pensa que existe apenas um tipo de certificado digital, pois existem diversos tipos de certificação, que são feitos e classificados de acordo com sua aplicação ou níveis de segurança criptográfica. 

Cada tipo de certificação digital serve para um determinado tipo de atividade, por isso, antes de adquirir o seu, é necessário que você conheça cada um dos formatos e entenda para que eles servem.

Dessa forma, ficará mais fácil escolher qual dos tipos de certificado digital se encaixam nas suas necessidades. 

Para tentar te ajudar e te orientar, reunimos neste artigo, algumas informações sobre os tipos de certificado digital, confira:

Quais são os tipos de certificado digital existentes?

Os certificados digitais são classificados de acordo com suas duas características principais: suas características de segurança e qual é sua aplicação.

As categorias são as seguintes: Assinatura Digital, Sigilo ou Confidencialidade e Carimbo do Tempo.

Agora vamos explicar melhor cada um deles abaixo, confira: 

  • Certificado Tipo A – Assinatura Digital

Esse é o tipo de certificação digital mais conhecido e utilizado, pois serve para realizar assinaturas digitais em todos os tipo de documentos.

Sua função é identificar o assinante e dar a ele autenticidade de operação, confirmando assim, a validade do documento que o mesmo irá assinar.

O tipo A é indicado para profissionais liberais das mais variadas áreas que precisam utilizar da certificação digital. Os órgãos públicos são capazes de reduzir custos e poupar trabalho com esse tipo de certificado.

  • Certificado Tipo S – Sigilo ou de Confidencialidade

 Esse tipo de certificado é utilizado apenas para proteger e proporcionar sigilo à um transação. Com ele, é possível criar uma chave criptografada para dados de um documento, que passa a ser acessível somente com a utilização de outro certificado digital autorizado para ler tal arquivo.

Sendo assim, pessoas que não estão autorizadas, não conseguirão ler ou ter acesso a tal documento. 

O Certificado Tipo S costuma ser utilizado por empresas que precisam estar sempre protegendo seus dados digitalmente e armazenando-os da forma mais segura possível.

  • Certificado Tipo T – Carimbo de Tempo

O Carimbo de Tempo ou timestamp é um documento eletrônico emitido por uma parte confiável, que servirá de prova de que uma informação digital existia naquele determinado dia e naquela determinada hora no passado.

Então o Carimbo do Tempo busca a informação de data e hora da terceira parte do acordo, para comprovar as informações corretamente.

Ele é importante para validar os dados do documento que são sempre alterados com facilidade, como a data e hora e é utilizado em conjunto com os outros tipos de certificados digitais para garantir que eles estejam sempre atuais e válidos.

Tipos de Certificado Digital de acordo com a sua segurança

As certificações digitais também são divididas de acordo com sua segurança criptográfica e sua forma de armazenamento. Conheça essas categorias agora: 

  • Certificados A1

Esses são os certificados de menor segurança, pois utilizando chaves de 1024 bits, que são geradas através de um software armazenado diretamente no computador do usuário, acessível por um login e uma senha. 

Vale apenas por um ano e não apresentam muita mobilidade, já que ficam armazenados em um computador. O usuário dos certificados precisa estar junto do seu computador onde está a certificação para poder assinar digitalmente seus documentos.

  • Certificado A3 – S3 – T3

Esse tipo de certificado apresenta um nível mais alto de criptografia, portanto, oferece mais segurança para os seus usuários. As siglas se referem a: Assinatura Digital (A3), Sigilo (S3) e Carimbo do Tempo (T3).

Podem valer por até cinco anos e utilizam chaves de 2048 bits que são geradas pelo smart card ou token que irá armazenar o Certificado Digital.

Diferente do Certificado A1, é possível levar o seu Certificado de final 3 para qualquer lugar, pois eles são armazenados em dispositivos criptográficos móveis, como smartcards ou tokens. Eles ficam armazenados em uma nuvem, o que faz com que eles também possam ser acessados de qualquer lugar.

O certificado A3 é o mais utilizado por usuários finais, pois ele é mais seguro e tem um prazo de validade maior do que o de qualquer outro documento.

Como obter um Certificado de Segurança?

Se depois de conhecer um pouco mais das categorias e funcionalidades dos Certificados de Segurança, você tenha ficado interessado em adquirir o seu, entre em contato com a Segura.

Nós somos um empresa especializada no ramo que está pronta para lhe atender e tirar todas as suas dúvidas sobre a certificação digital. 

Fale com um de nossos atendentes através do número (17) 3363-7483 ou (17) 4141-2325 ou através de nossas redes sociais.

E para aprender como contratar Certificado Digital em 5 passos, leia esse nosso outro texto do blog.