O e-Sáude, também conhecido como e-Médico, é um certificado digital emitido para profissionais de saúde que estão buscando por facilidade, agilidade e segurança em sua rotina de trabalho.
Com ele, os profissionais conseguem assinar digitalmente prescrições médicas (receitas) ou até mesmo atestados que são gerados em computadores. Tal ação requer que a utilização de uma certificação digital conforme a portaria nº 467 que passou a regulamentar a telemedicina.
Ele só pode ser emitido para aqueles que tem o seu código de profissão registrado legalmente.
Para entender melhor sobre o e-Sáude e saber se você utilizá-lo ou não, continue a leitura do nosso artigo.
Como dito acima, o e-Saúde é um tipo de certificado digital indicado para profissionais da área da saúde, que são regularmente inscritos nos órgãos regulamentadores de suas profissões, tais como: CFN (Nutricionistas), CFM (Medicina) e COFFITO (Fisioterapia).
Com essa certificação, o profissional pode assinar determinados documentos legalmente, como atestados médicos, acessar o SISREL, acessar o TISS e entregar receitas aos pacientes etc.
Esse tipo de certificado digital oferece um alto grau de segurança para quem o utiliza, pois para acessá-lo é preciso informar uma senha de proteção de dados.
O e-Saúde é tem validade de 36 meses e pode ser armazenado em tokens ou em cartões.
Se você está em dúvidas se deve ou não utilizar o e-Saúde, se liga nessa: ele irá facilitar a sua vida e irá desburocratizar o seu dia a dia.
O certificado digital possui o mesmo valor legal que as assinaturas manuscritas, ou seja, o tempo que você teria que “perder” assinando algo, será poupado com o seu e-Saúde. Além disso, por se tratar de algo emitido digitalmente é mais difícil dele ser violado.
As chances do seu documento serem clonados ou adulterados também são eliminadas.
Além disso, já existem clínicas e hospitais que adotaram o sistema chamado PEP (Prontuário Eletrônico do Paciente), onde as fichas e os laudos médicos dos pacientes devem ser assinados digitalmente com certificados digitais, validados nacionalmente no padrão ICP Brasil.
Seguindo a resolução 287 de 8 de outubro de 1998, que regulamentou os profissionais de saúde, quem pode utilizar o e-Saúde são as seguintes categorias:
O e-Sáude pode ser armazenado em modelo A3, em token ou cartão.
Se você não conhece os modelos de certificado digital e quer entendê-los mais a fundo, leia esse nosso outro artigo onde te explicamos cada um deles.
Leve mais dinamismo e tire a burocracia do seu dia a dia ao contratar o seu e-Saúde com a Segura.
A Segura é uma empresa especializada em certificação digital e está pronta para lhe ajudar a contratar o seu certificado.
Fale com um dos nossos atendentes através do número úmero (17) 3363-7483 ou (17) 4141-2325 ou através de nossas redes sociais.