Todos os despachantes devem, agora, fazer o licenciamento, emplacamento e consulta de dados de um veículo por meio de Certificado Digital.
Isso mesmo, o Certificado Digital está cada vez mais importante e consolida sua tendência para emissão de documentos e transações digitais.
Para oferecer mais segurança para as operações realizadas por meio do Sistema de Gerenciamento dos Serviços de Cadastro de Registro de Veículo de São Paulo (eCRVsp), o governo começou a exigir que despachantes e auxiliares de cartórios acessem o serviço apenas por meio de certificado digital da pessoa física, o eCPF.
O eCRVsp oferece uma série de serviços eletrônicos, entre os quais a transferência de propriedade, de município ou estado do veículo; alteração de dados cadastrais do proprietário do veículo; licenciamento; primeiro emplacamento e levantamento de dados de automóveis de outras localidades.
Já o certificado digital da pessoa física (eCPF) é a uma identidade virtual que, de forma segura e inequívoca, identifica o titular do documento em transações realizadas em meios eletrônicos.
O certificado digital deixa registrado no sistema as informções de quem acessou os serviços.
A nova exigência é uma determinação do órgão do governo, que pretende aumentar a segurança para as suas operações para despachantes e todos os cidadãos.
Cada eCPF pode ter acesso a 20 logins diários. Após esse limite, haverá bloqueio e o sistema só será liberado para o usuário no dia seguinte.
Dessa forma, todos os despachantes poderão utilizar o serviço de maneira ágil e segura. Inclusive podendo dar procedimento para as novas CNHs com QR code que prmite ser baixada nos celulares.
veja em nosso texto como oter a sua CNH Digital por meio de aplicativos de dispositivos móveis.