CRLV Digital: Como obter o documento do carro digital

Saiba como contratar certificado digital em 5 passos
27/06/2020
Foto de capa do texto que fala sobre a diferença entre carimbo de tempo e protocolo digital
Carimbo de Tempo e Protocolo Digital: qual a diferença?
25/08/2020
foto de capa do texto sobre clrv digital

A tecnologia está sempre em constante atualização para oferecer novas possibilidades para as pessoas e facilitar o dia a dia. E ela já chegou nos documentos, substituindo o papel por arquivos digitais com mais segurança e praticidade, como o CRLV Digital, o documento que todo proprietário de veículo automotivo deve possuir no Brasil para comprovar a posse.

Um documento tão importante é essencial que esteja sempre à mão, mas é muito comum esquecê-lo antes de sair de casa e até mesmo esquecer onde você o colocou. Pensando nisso, hoje em dia já possível ter o CRLV Digital, que nada mais é do que o mesmo documento só que na versão digital e que fica no seu smartphone com toda a segurança necessária.

Para te ajudar a garantir que estará sempre com seus documentos necessários quando sair de casa, vamos te ensinar a como ter o seu CRLV Digital em poucos passos. Confira:

Como obter o CRLV digital

Tenha o documento sempre em mãos, seja físico ou digital.

Passo 1: Baixe o aplicativo 

O aplicativo onde você encontrará o seu CRLV digital é o mesmo da CNH digital, que facilitará ainda mais para ter todos os documentos necessários em um só lugar, por isso, se você ainda não tem o aplicativo, basta acessar sua loja de apps e fazer o download. Ele é gratuito e está disponível para Android e iOS.

Depois de fazer o download, abra o app. O serviço mostra algumas informações importantes, como a explicação sobre a validade jurídica dos documentos digitais e que é possível compartilhar os arquivos no celular. Para ler todas as recomendações, deslize o dedo para a esquerda. Na terceira tela de aviso, há uma opção de “Continuar”. Clique nela para prosseguir.

Passo 2: Preencha as informações

Na nova tela, coloque o seu CPF e clique em “Avançar” no final da tela para iniciar o cadastro. 

O registro consiste em nome completo, data de nascimento, e-mail e uma senha criada pelo usuário. Depois de preenchê-lo, toque em “Cadastrar” no final da página. Leia os termos de responsabilidades que explicam a política de privacidade do app, depois, clique em “Aceito” se aceitar as condições.

Passo 3: Verificação

Após o seu cadastro concluído, um link de ativação será encaminhado para o e-mail cadastrado no aplicativo. Toque em “Entendi” e vá até o seu e-mail para validar o cadastro. 

Abra o e-mail e clique no link, você será direcionado para uma página do Detran, na qual exibirá uma mensagem dizendo que a “Conta foi ativada com sucesso”.

Passo 4: Faça o Login

Após a validação, volte para o app e coloque seu CPF e senha para realizar o login.

Em seguida, clique no ícone de mais (+), que está localizado na parte superior da tela à direita. Logo depois, irá aparecer uma tela com duas opções. Toque na segunda opção, que está escrito “CRLV Digital”.

Passo 5: Informe os dados do seu CRLV

Quando abrir a tela do CRLV, será solicitado o número de Renavam e do Código de Segurança do CRV. Para achar esses números, basta olhar o  documento físico do carro e colocar os números nos campos correspondentes do aplicativo.

O código do Renavam estará no segundo box do documento, especificado como: Cod. Renavam. Já o Código de Segurança do CRV está localizado na parte superior do documento, abaixo do número do CRV, do Código de Registro do Veículo. 

Passo 6: Crie uma senha

Após concluir o cadastro das informações do seu CRLV, será necessário que você crie uma chave de acesso com quatro números. Basta inserir os número nos campos solicitados e prosseguir.

Se você possui a tecnologia da biometria no seu smartphone, você também pode possível cadastrar a sua digital para entrar na “Carteira Digital de Trânsito”, a CDT, após cadastrar a senha.

Passo 7: Acesse o seu CRLV digital

Depois de criar a sua senha de acesso, você verá um card com os dados do seu veículo, como marca, placa e o último licenciamento. Clique em cima do card para ver o seu documento digital.

Após clicar na opção, aparecerá seu CRLV digital. Ao deslizar o dedo para a esquerda, você encontra a opção do QR Code na terceira tela.

Para exportá-lo como PDF, por exemplo, basta clicar no canto superior da tela à direita, em “Opções” e, em seguida, toque em “Exportar”. Escolha a opção PDF e faça o download do arquivo.

Benefícios de ter um CRLV-e, o documento do carro digital

Além da praticidade de não precisar ficar carregando o documento físico, ao optar por usar o CRLV digital, você possui muitos benefícios, como:

  • Facilita o atendimento dos agentes de trânsito durante blitz ou outras abordagens;
  • É possível compartilhar o CRLV com até cinco aparelhos, ou seja, uma família que usa o mesmo veículo pode dividir o documento pelo celular facilmente;
  • CRLV-e é o arquivo em PDF com uma assinatura digital e autenticada em um cartório.

Aplique a praticidade dos e-documentos na sua vida

Viu como ter os documentos do carro na forma digital pode deixar a sua vida um pouco mais prática? Agora, imagina ter outros documentos, como CPF, CNPJ e muitos outros em forma digital também? 

Na Segura Certificação Digital, você encontra esse tipo de serviço e muitos outros que fazem toda a diferença no seu dia a dia. Entre em contato para conhecer todos os nossos serviços através das nossas redes sociais ou pelo telefone (17) 4141-2325.Quer saber mais sobre certificação digital? Leia também aqui no nosso blog quais são os tipos de certificados e para que eles servem.