O que é o Certificado Digital e para quem serve?

Foto de capa do texto que fala sobre os tipos de Certificado Digital
Quais são os tipos de Certificado Digital?
25/08/2020
Foto de capa do texto sobre Certificado Digital para MEI
Certificado digital para MEI: conheça os de modelos mais indicados
09/09/2020
Foto de capa do texto que fala sobre certificado digital e para quem ele é indicado

O Certificado Digital é uma praticidade para pessoas físicas e jurídicas, pois funciona como uma assinatura digital. 

Com esse tipo de autenticação é possível que empresas realizam diversos tipos de transações fiscais obrigatórias, evitando assim, ter que enfrentar a parte burocrática e demorada das atividades. 

Com o Certificado Digital você também pode assinar documentos em qualquer lugar, pois ela possui validade jurídica, assim como o CPF para pessoas jurídicas e ao CNPJ para empresas.

Caso você seja um empreendedor, é necessário entender como um certificado digital funciona, afinal, o Certificado Digital irá lhe ajudar a realizar inúmeras transações fiscais obrigatórias.

Para saber se você precisa de um Certificado Digital ou sobre como ele funciona, continue lendo o texto.

O que é Certificado Digital?

O certificado digital é uma assinatura eletrônica que carrega todos os dados do seu titular, seja ele pessoa física ou jurídica (empresa). 

A certificação digital é uma tecnologia que utiliza chaves criptográficas – em arquivo digital ou token – que irá gerar uma identidade exclusiva e segura para o seu titular.

Ele funciona como uma identidade virtual que permite a identificação segura do autor de uma mensagem ou transação feita em meios eletrônicos. Esse documento digital é utilizado geralmente para comprovar informações de transações tributárias, tais como emissões de notas fiscais e contratos.

Através da certificação digital, as empresas podem ficar em dia com o governo, pois com ele é possível fazer uma série de transações fiscais como declarações e comprovações que precisam ser feitas à receita federal.

O certificado digital é composto por:

  • Assinatura digital de empresa que é a Autoridade Certificadora Confiável;
  • Informações da pessoa jurídica ou física;
  • Uma chave pública associada ao CNPJ ou CPF cadastrado.

Quais são os principais tipos de Certificado Digital?

Os principais tipos de certificação digital são os seguintes: 

  • e-CPF

O e-CPF é utilizado por pessoas físicas para entregar declarações de imposto de renda, para comprovar contratos bancários e fazer contratos de câmbio. Também pode ser utilizado por empresários, mas somente para assinatura de documentos, sendo ele o representante legal da empresa;

  • e-CNPJ

Esse é o tipo de certificação ideal para empresas ou instituições, pois é a versão online do CNPJ. Ao adquiri-lo, você poderá fazer assinaturas digitais, transmitir dados de operações de uma pessoa jurídica e entregar declarações, de forma segura e com autenticidade em seus dados;

  • NF-e

Apesar de conseguir fazer emissão de notas com o e-CNPJ, o NF-e é o certificado adequado para as pessoas que possuem empresas e funcionários emitirem notas de forma legal e com proteção de seus dados.

Quais as vantagens do Certificado Digital?

O Certificado Digital oferece várias vantagens para empresas e pessoas jurídicas, pois ele é uma assinatura com validade jurídica e fiscal.

O que garante as vantagens da certificação digital é que eles são emitidos por autoridades certificadoras de credibilidade, por isso a sua assinatura passará com certificado digital possui validade jurídica. 

 Conheça agora mais algumas das vantagens de se obter o Certificado Digital:

  • Segurança a partir de uma assinatura digital que terá o mesmo valor jurídico de uma assinatura manuscrita;
  • Lhe garante praticidade no dia a dia pois você poderá assinar documentos e realizar transações ou ações contábeis digitalmente de seu negócio sem complicações;
  • A certificação digital te ajuda a economizar com recursos e é sustentável pois evita que você tenha que reconhecer firma em cartório ou deslocar-se para enviar documentos para seus parceiros ou negociadores.

A certificação Digital te oferece segurança, redução de custos e mais praticidade para diversos processos burocráticos da sua empresa ou do seu dia a dia.

Para quem serve a certificação digital?

Como já foi citado acima algumas vezes, a certificação digital serve para pessoas físicas e pessoas jurídicas que querem garantir a proteção de seus dados e desburocratizar os momentos de negociações.

Como contratar uma certificação digital?

Caso você tenha se interessado pelo serviço de certificação digital e ficou interessado em contratar o seu, entre em contato com o atendimento da Segura.

Nós somos uma empresa com experiência em certificado digital e estamos disponíveis para atendê-lo e tirar todas as suas dúvidas sobre esse tipo de serviço. 

Ligue agora mesmo para o número (17) 3363-7483 ou (17) 4141-2325 e fale com um de nossos atendentes, mas se preferir, solicite um orçamento ou informações através das nossas redes sociais.