Conheça 5 vantagens do certificado digital para profissionais liberais

Você sabia que é a certificação digital que garante a segurança do PIX?
15/12/2020
Foto de capa certificado digital para produtor rural
Saiba os benefícios do certificado digital para produtor rural
02/02/2021
Foto de capa certificado digital para profissionais liberais

Nos últimos tempos, a quantidade de profissionais liberais autônomos cresceram no mercado profissional e não só pela influência do “novo normal” criado pela pandemia da COVID-19, mas sim por uma mudança de comportamento vindo da geração Z que está entrando no mercado de trabalho e de consumo.

Nesse cenário, as profissões liberais ganharam mais espaço do que tinham há 20 anos atrás, por exemplo. E para atender esse formato de trabalho é necessário que exista formas que reduzam os custos, aumentem a praticidade e garantam a segurança das transações das atividades autônomas.

A certificação digital já garante a proteção e facilidade de inúmeras transações pelo mundo em grandes empresas e até bancos, como os bancos que utilizam a tecnologia do certificado digital para fazer o PIX, entenda melhor sobre isso aqui no texto da Segura.

Agora, se você é um profissional autônomo e está buscando uma forma de validar seus documentos e transações sem gastar muito e com rapidez, selecionamos 5 vantagens do certificado digital para profissionais liberais para você decidir investir no seu trabalho. Confira:

O que são profissionais liberais?

Antes de descobrir as vantagens, precisamos entender quem são esses profissionais para saber se você se encaixa nessa modalidade. Profissionais liberais são aquelas, que após sua graduação, exercerem sua profissão de forma livre, de acordo com sua própria organização, sem a necessidade de estar ligado à uma empresa. Normalmente, esses profissionais atendem vários clientes, sendo eles empresas ou não.

Já os profissionais autônomos são aqueles que não possuem vínculo empregatício, mas exercem uma atividade, tendo formação ou não. Eles são aqueles que “trabalham por conta”.

Mas ser um profissional liberal não impede que você seja autônomo, por isso essa modalidade de trabalhador vem aumentando nos últimos anos. Veja alguns exemplos de profissionais liberais, que podem ou não ser autônomos:

  • Advogado;
  • Administrador;
  • Arquiteto;
  • Contabilista;
  • Corretor de Imóveis;
  • Jornalista;
  • Professores;
  • Médico;
  • Publicitário;
  • Psicólogo;
  • Entre outros.

5 vantagens do certificado digital para profissionais liberais

Advogados, jornalistas, médicos e entre outros podem contar com o certificado digital.
Advogados, jornalistas, médicos e entre outros podem contar com o certificado digital.
  • Assinatura digital em contratos

Quem trabalha sem o amparo de uma equipe jurídica, sabe que contar com a sorte não é uma opção, principalmente quem é prestador de serviços, por isso, todo serviço é necessário que exista um contrato.

Com o certificado digital, você pode assinar contratos e outros documentos digitalmente, sem precisar ir até um cartório para autenticar o documento. A assinatura digital possui a mesma validade jurídica que assinatura manuscrita, por isso ela se torna uma mão na roda para profissionais liberais.

  • Emissão de NF-e

Outro benefício do certificado digital para profissionais liberais é a possibilidade de emitir notas fiscais com mais facilidade com o NF-e. Você é MEI (microempreendedor individual) não tem a obrigatoriedade de emitir notas fiscais para vendas e outras pessoas físicas, mas caso comece a vender para empresas será necessário emitir notas fiscais.

Se você já precisou algum dia emitir uma nota fiscal já percebeu o quão burocrático e nada prático é o processo. Com o certificado digital, basta você se cadastrar na Secretaria da Fazenda do seu estado e adquirir um software de emissão de NF-e e pronto. Você já pode emitir notas fiscais com mais rapidez e praticidade.

  • Acesso ao e-CAC

Desde 2005, empreendedores e profissionais liberais podem contar com um portal da Receita Federal, no qual possui inúmeros serviços e facilidades ligados à Receita, chamado e-CAC, mas para ter acesso ao e-CAC é necessário ter uma assinatura digital, como é oferecida na certificação digital.

Ter acesso ao e-CAC é mais do que um diferencial, já se tornou uma necessidade para muitas situações que envolvem o dia a dia do profissional liberal, como:

  • Obter o comprovante de Inscrição e de Situação Cadastral no CNPJ;
  • Consultar completa da Situação Fiscal;
  • Solicitar parcelamento de dívidas junto à União;
  • Entre outros;

Além disso, o certificado digital facilita o processo na hora de declarar o seu Imposto de Renda.

  • Redução de custos

Sempre quando falamos em documentos jurídicos e processos burocráticos, lembramos de filas enormes, muitos papéis e um gasto com locomoção e taxas, não é mesmo?

O certificado digital para profissionais liberais tem essa vantagem de reduzir os gastos que todo o processo jurídico possui, isso porque ele não precisa que você imprima os documentos e nem que vá até um cartório para reconhecer sua assinatura, por exemplo. Você pode fazer tudo de casa ou do escritório com poucos cliques.

Além disso, você assume uma posição mais consciente em relação ao meio ambiente, reduzindo a utilização de papel e diminuindo sua pegada ecológica.

  • Facilidades específicas por profissão

O certificado digital para profissionais liberais possui tantas vantagens que fica difícil escolher apenas 5 delas, mas para a última vamos falar sobre os benefícios do certificado digital para algumas profissões específicas.

Os médicos podem contar com o eMédico, facilitando o dia a dia ainda mais durante os atendimentos e pode ser instalado diretamente no CRM Digital. Já para os advogados, existe o eJurídico possibilitando que o profissional acesse os dados oferecidos pelo tribunal de justiça.

Se você é um profissional liberal autônomo e ainda não conta com as facilidades do certificado digital, entre em contato com o atendimento da Segura através das redes sociais ou pelo telefone (17) 3363-7483 ou (17) 4141-2325.

Invista na segurança e na praticidade do seu negócio com o certificado digital para profissionais liberais da Segura.