Saiba os benefícios do certificado digital para produtor rural

Foto de capa certificado digital para profissionais liberais
Conheça 5 vantagens do certificado digital para profissionais liberais
04/01/2021
Foto de capa certificado digital para produtor rural

Apesar de muitos acreditarem que o trabalho no campo não requer tecnologia e inovação, os produtores rurais estão cada vez mais investindo em equipamentos tecnológicos para aumentar a produtividade e reduzir custos. O certificado digital para produtor rural é uma ferramenta poderosa para auxiliar o empreendedor do campo, principalmente na redução de despesas.

Para você que é produtor rural e não sabe como o certificado digital pode te ajudar, preparamos esse artigo para te auxiliar a entender melhor como a certificação digital funciona e quais são os benefícios dela para o seu negócio. Continue lendo o artigo e saiba mais.

Benefícios do certificado digital para produtor rural

Produtor rural também pode utilizar certificado digital
Saiba como modernizar o seu negócio com o certificado digital.
  • Emissão de Nota Fiscal Eletrônica (NFP-e)

A NFP-e já deixou de ser um benefício para o produtor rural há um algum tempo, se tornando imprescindível com a sanção da lei nº 14.063 que impossibilita a emissão de notas fiscais sem um certificado digital.

Além disso, a SEFAZ (Secretaria da Estado da Fazenda) permitiu que a emissão da Nota Fiscal Eletrônica para Produtor Rural Pessoa Física fosse feita de forma mais simples e com menos custos. Para isso, o produtor rural, seja ele PJ ou PF, necessita de um certificado digital.

  • Regularização do eSocial 

Se você é um produtor rural que possui colaboradores, sabe que estar em dia com as obrigações trabalhistas é essencial para prevenir o seu negócio de futuras complicações, e para auxiliar nessa tarefa, existe o eSocial.

O eSocial é uma ferramenta que formaliza digitalmente todas as informações trabalhistas, previdenciárias e fiscais que se referem aos empregados, mas para utilizá-la é necessário possuir um certificado digital que valide suas ações no ambiente digital.

Agora, se você é empregador doméstico, a obrigatoriedade do certificado digital não existe, mas ainda sim é uma forma de economizar com taxas e agilizar o processo.

  • Declaração do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (DITR)

Uma outra situação em que o certificado digital não é obrigatório para produtores rurais, mas deixa o processo mais rápido e descomplicado é na realização da Declaração do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (DITR).

O produtor rural precisa realizar a DITR para ficar com sua situação fiscal regularizada, mas essa declaração pode ser feita manualmente ou com a ajuda de um certificado digital que já preenche os campos automaticamente, deixando a cargo do produtor apenas conferir as informações.

Esse benefício do certificado digital otimiza o tempo gasto com processos burocráticos, além de economizar com os custos que você teria.

Tenha mais segurança e agilidade nos seus negócios

Os negócios no campo estão sempre funcionando e para não deixar nenhuma oportunidade passar por falta de agilidade, tenha um certificado digital para produtor rural, pois com ele você poderá assinar contratos e demais documentos digitalmente com a mesma validade jurídica que você teria se fosse ao cartório.

Além de ser mais ágil e eficiente, o certificado digital para produtores rurais possibilita que você gaste menos com transporte para ir até um cartório, reduza gastos com taxas e diminui seu impacto ambiental, já que você deixa de lidar com papel.

Quer saber como adquirir um certificado digital para produtor rural? Saiba como contratar certificado digital em 5 passos aqui no blog ou entre em contato com o atendimento da Segura Certificação Digital.

Você pode entrar em contato pelo telefone (17) 3363-7483 ou (17) 4141-2325, ou se preferir, pode falar conosco através das redes sociais para entender melhor como levar mais tecnologia para o seu negócio.