Saiba como ter um certificado digital para freelancer e seus benefícios

Foto de capa do texto sobre o e-Saúde
e-Saúde: o que é e quem pode utilizá-lo?
16/09/2020
foto de capa do texto que fala sobre bird id
Descubra o que é o Bird ID e quais são suas vantagens para os usuários
10/11/2020
Foto de capa certificado digital para freelancer

Em um cenário em que a taxa brasileira de desemprego está batendo altos índices, já é de se esperar que uma boa parte da população esteja se transformando em trabalhadores autônomos. Por isso, é essencial saber como se proteger e evitar prejuízos com um certificado digital para freelancer.

Segundo a OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico), o Brasil é o terceiro país no mundo com mais trabalhadores em situação informal, ou seja, freelancers, ambulantes etc. Isso representa que 1,3 milhões de brasileiros estão prestando serviços ou vendendo produtos de forma autônoma no Brasil.

Essa é uma tendência que vem aumentando com o crescimento do desemprego e também pela vontade dos brasileiros de empreender.

Se você se enquadra como um profissional autônomo, você irá precisar de algo que assegure o contrato feito com o seu contratante, por isso, hoje vamos falar sobre o certificado digital para freelancer.

O que é certificado digital?

certificado digital para freelancer
O certificado digital é o futuro da documentação.

O certificado digital é um documento que identifica empresas e pessoas no meio digital, validando suas atividades sem que precise realizar o processo de assinatura pessoalmente, por exemplo.

São muitos os benefícios de quem opta pelo certificado digital para deixar as negociações mais seguras e ágeis. Você pode entender melhor do que se trata um certificado digital e para o que ele serve aqui no blog da Segura.

Qual é o tipo de certificado digital indicado para freelancer?

Se você é freelancer e prefere continuar a trabalhar sem abrir uma empresa, você pode optar pelo e-CPF, que é a versão digital do seu documento CPF.

Com ele você pode assinar contratos de prestação de serviço de qualquer lugar, afinal, o certificado digital substitui o contrato físico.

Assim como o e-CPF, você também pode optar pelo e-CNPJ se possuir empresa aberta ou prefere abrir uma para começar a trabalhar com seus clientes.

A principal diferença entre essas duas modalidades é que apenas o e-CNPJ pode emitir nota fiscal, mas você pode entender melhor sobre os tipos de certificado digital em um outro texto aqui no blog.

Quais os benefícios do certificado digital?

Benefícios do certificado digital para freelas
Mais segurança para o profissional autônomo e freelancers.

Para os profissionais autônomos e freelancers contar com a sorte para que o contratante cumpra a sua parte do negócio, pode ser arriscado e acabar gerando inúmeros prejuízos, por causa de possíveis “calotes”.

Por isso, o principal benefício oferecido pelo certificado digital é a segurança, pois ao realizar um acordo de negócio, você pode realizar um contrato e assiná-lo digitalmente com a mesma validade de um documento reconhecido em cartório.

Além da segurança, com o e-CPF você poderá ter acesso a vantagens como acesso disponível 24 horas por dia, acesso direto ao site da Receita Federal e muito mais.

Outra vantagem é que você pode expandir o seu raio de atuação, dependendo do seu negócio. Como você pode fazer os contratos digitalmente, você possui a chance de atender clientes de todo o Brasil.

Onde encontrar certificado digital para freela?

O primeiro passo para contratar um certificado digital é escolher uma Autoridade Certificadora (AC) habilitada pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil). 

Se você se interessou pelo serviço de certificação digital e deseja contratar ou se informar melhor sobre como ele pode te ajudar no trabalho freelancer, entre em contato com nosso atendimento da Segura.

Somos uma Autoridade Certificadora habilitada e com experiência em certificação digital prontos para atendê-lo. Ligue para (17) 3363-7483 ou (17) 4141-2325 para conversar com nosso atendimento, ou se preferir, solicite um contato através de nossas redes sociais.