Carimbo de Tempo e Protocolo Digital: qual a diferença?

foto de capa do texto sobre clrv digital
CRLV Digital: Como obter o documento do carro digital
25/08/2020
Foto de capa do texto que fala se o Certificado Digital vale a pena ou não
Certificado Digital vale a pena? Conheça os principais benefícios
25/08/2020
Foto de capa do texto que fala sobre a diferença entre carimbo de tempo e protocolo digital

O Certificado Digital e as suas mais variadas vertentes estão transformando o mundo digital e aprimorando a forma como compartilhamos nossas informações online e também como assinamos documentos eletrônicos.

Os documentos eletrônicos precisam passar por alguns tipos de procedimentos, para garantir validação das informações referentes à data e hora em que eles foram criados e também precisam atestar sua integridade a autenticidade, como o Carimbo de Tempo e Protocolo Digital.

É muito comum surgir dúvidas entre os usuários em relação ao que é Carimbo de Tempo e o que é Protocolo Digital, já que os dois são praticamente iguais e apresentam resultados semelhantes.

Quer sanar suas dúvidas sobre as principais diferenças entre Carimbo de Tempo e Protocolo Digital? Então continue a leitura de nosso artigo. 

O que é Carimbo de Tempo?

É um selo que serve para atestar a veracidade da data e da hora exata em que uma certificação digital foi criada e/ou assinada. Trata-se de uma  comprovação de que aquele arquivo existe digitalmente em uma determinada hora e data do passado.

entenda-a-diferença-entre-carimbo-de-tempo-e-protocolo-digital

É isso que assegura a integridade das informações no período decorrido depois de sua assinatura. Isso garante que o Certificado Digital tenha uma data de validade, fazendo com que as transações digitais tenham prazos para acontecer.

O Carimbo de Tempo só vale se por emitido por uma Autoridade de Carimbo de Tempo (ACT).

Como funciona o Carimbo de Tempo?

Os relógios que emitem o Carimbo de Tempo devem ser regulamentados por uma certificadora de confiança, que irá conceder um alvará de funcionamento se o relógio estiver em condições perfeitas para uso.

Esse controle extremamente rigoroso faz com que essa tecnologia seja uma ferramenta apropriada para documentos que precisam ter uma marca temporal que seja acessível tanto para aqueles que fazem parte do mesmo, quanto para terceiros. 

Ele pode ser utilizado por empresas de todos os portes e tamanhos que emitem certificação digital.  

Principais benefícios do Carimbo de Tempo

A partir do momento em que o Carimbo de Tempo é emitido no Certificado Digital, o documento passa a ter valor legal e segurança e esses são os principais benefícios que o serviço pode te oferecer, mas ainda existem outros, tais como:

  • Adição de data e hora aos Certificados Digitais;
  • Proteção de dados do documento original.

O que é o Protocolo Digital?

O Protocolo Digital é um mecanismo que insere uma marca temporal sobre um Certificado Digital ou evento em meio digital, ou seja, ele é um tipo de recibo eletrônico que registra e atesta a entrega de uma certa informação dada a um programa que não seja o ICP-Brasil.

Este recibo contém evidências que comprovam o momento exato em que uma operação digital aconteceu, mapeando a informação e a assinatura digital da parte do contrato que a recebeu.

Para garantir a confiabilidade do tempo, o Protocolo Digital funciona com relógios internos e com um servidor próprio. 

Como funciona o Protocolo Digital?

Ele é expedido por uma ferramenta específica e denominada como Protocoladora Digital de Documentos Eletrônicos. 

É possível inserir o Protocolo Digital em documentos de instituições de qualquer tamanho e de qualquer setor, desde que as mesmas tenho interesse em garantir o recebimento de informações online do respectivo recebido das partes do contrato.

Quais os benefícios do Protocolo Digital?

O maior benefício do Protocolo Digital é que ele garante a integridade da informação protocolada, exatidão da informação (data e hora) e confirmação de entrega da informação.

O Protocolo Digital costuma ser muito utilizado pelos setores jurídicos para fazer peticionamento eletrônico. 

Mas afinal, qual a diferença entre Carimbo de Tempo e Protocolo Digital?

A principal diferença entre os dois está no fato de que o Protocolo Digital Pode ser emitido por qualquer empresa e tem o objetivo de garantir a entrega dos documentos e ele não está aliado a nenhuma autoridade credenciada pela ICP-Brasil.

Enquanto o Carimbo de Tempo deve ser obrigatoriamente conectado a uma empresa certificadora credenciada e confiável.

Tanto o Protocolo Digital quanto o Carimbo de Tempo servem para marcar temporalmente um documento, mas eles não são utilizados para as mesmas coisas, por que o Protocolo Digital geralmente serve como uma ferramenta interna das empresas que precisam se organizar e legitimar seus arquivos digitais.

Já o Carimbo de Tempo possuem a validação da empresa terceirizada e podem ser aceitos no meio jurídico, pois nesse caso, a confirmação da data e da hora exata são informações indispensáveis para contratos. 

Adquira o seu Carimbo de Tempo com a Segura

Ficou interessado em obter o Carimbo de Tempo para a sua empresa e para seus Certificados Digitais e contratos? Então fale com um dos representantes da Segura através de nossas redes sociais e saiba como adquirir o seu.

E caso você queira se informar melhor sobre quais são os tipos de Certificado Digital e para o que cada um deles funciona, leia nosso outro texto.